AccueilTeoria antropológica

AccueilTeoria antropológica

*  *  *

Publié le mercredi 29 juin 2011

Résumé

O número 37 da revista Horizontes antropológicos terá por tema a Teoria antropológica. A organização deste número está a cargo do Prof. Bernardo Lewgoy. Os artigos devem ser enviados até 31 de agosto de 2011 para horizontes@ufrgs.br

Annonce

Teoria antropológica

Os artigos devem ser enviados até 31 de agosto de 2011 para horizontes@ufrgs.br

Este número será publicado em junho de 2012.

Apresentação da revista

Horizontes Antropológicos é um periódico semestral, publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Seus números são temáticos e abertos à pluralidade de interpretações e de temas que possam interessar à antropologia para a compreensão dos fenômenos socioculturais. Cada numero também contempla uma seção, denominada Espaço Aberto, voltada para trabalhos que não estejam diretamente relacionados com o tema.

Os artigos são inéditos e podem ser publicados em português, espanhol, francês e inglês. Seu campo de interesse compreende temas relacionados com a antropologia, arqueologia e áreas afins.

Como norma geral, os artigos devem ser apresentados para avaliação prévia dos editores e submetidos a pareceristas externos. Entretanto, em caráter excepcional, podem ser convidados a contribuir para um dado numero autores que tenham notório reconhecimento entre seus pares quanto ao domínio do tema em pauta.

Editores

  • Sérgio Alves Teixeira,
  • Ruben George Oliven,
  • Ari Pedro Oro

Comissão Editorial Executiva

  • Carlos Alberto Steil,
  • Claudia Fonseca,
  • Cornelia Eckert

Conselho editorial

  • Alejandro Frigerio, Universidade Católica de Buenos Aires (Argentina)
  • Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
  • Claude Rivière, Universidade de Paris V (França)
  • Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, Universidade Federal do Ceara (Brasil)
  • Enzo Pace, Universidade de Padova (Itália)
  • Guita Debert, Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
  • Jacques Gutwirth, Centro Nacional de Pesquisa Científica (França)
  • Janirza Cavalcanti da Rocha Lima, Fundação Joaquim Nabuco (Brasil)
  • João Baptista Borges Pereira, Universidade de São Paulo (Brasil)
  • Luiz Eduardo Soares, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil)
  • Mariza Peiran, Universidade de Brasília (Brasil)
  • Nestor Garcia Canclin, Universidade Autônoma Metropolitana (México)
  • Otavio Guilherme Velho, Universidade Federal do Rio de Janeiro ( Brasil)
  • Paula Monteiro, Universidade de São Paulo (Brasil)
  • Pedro Ignácio Schmitz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)
  • Renzo Pi Hugarte, Universidade da República (Uruguai)
  • Sérgio Ferretti, Universidade Federal do Maranhão (Brasil)
  • Stanley Brandes, Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos)

Orientação para autores

1 Horizontes Antropológicos publicará trabalhos inéditos sob a forma de artigos, resenhas de livros e matérias diversas como noticiário e entrevistas, em português, espanhol, francês ou inglês.

2 Os artigos devem ser escritos em espaço duplo e ter até 10 mil palavras, incluindo referências e notas.

2.1 Os artigos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras e mais quatro palavras-chave, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (Keywords) e a versão em inglês do título do artigo.

3 As resenhas bibliográficas deverão ser de livros recentes, escritas em espaço duplo e ter até 1.300 palavras; devem apresentar a referência completa das obras analisadas, especificando: autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas.

3.1 Citações diretas ou indiretas a trechos da obra resenhada devem ser complementadas apenas pela indicação da(s) página(s) correspondente(s); citações de outras obras seguem as regras expressas em 4.1.

4 Nos artigos e resenhas as notas explicativas devem vir no rodapé da página e as referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente.

4.1 No corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s); nas citações indiretas a indicação de página é opcional, conforme os modelos:

Segundo Hassen (2002, p. 173): “Há uma grande carência de materiais didáticos nesse campo, principalmente se aliados à ludicidade.”
Sabemos que há “[…] uma grande carência de materiais didáticos nesse campo […]” (Hassen, 2002, p. 173).
Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo (Hassen, 2002).
Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo, segundo Hassen (2002).
ou
Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo, segundo Hassen (2002, p. 173).

4.2 As citações diretas com mais de três linhas, no texto, devem ser destacadas com recuo e corpo menor de letra, sem aspas, em espaço simples; transcrições das falas dos informantes seguem a mesma norma, conforme o modelo:

[…] regras de comportamento explícitos às quais os indivíduos se referem conscientemente, e que se fundam sobre justificações ou princípios filosóficos, ideológicos ou políticos, ou sobre o surgimento de novas aspirações individuais ou coletivas. (Bozon, 1995, p. 124).

4.3 As referências, no final do texto, devem seguir os modelos:

4.3.1 Livro (e guias, catálogos, dicionários, etc.) no todo: autor(es), título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação:

DUMONT, Louis. Homo hierarchichus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: Edusp, 1992.
FORTES, Meyer; EVANS-PRITCHARD, E. E. (Org.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966.
MINISTERIO DE SALUD. Unidad Coordinadora Ejecutora VIH/SIDA y ETS. Boletín de SIDA: programa nacional de lucha contra los retrovirus del humano y SIDA. Buenos Aires, mayo 2001.

4.3.2 Parte de livro (fragmento, artigo, capítulo em coletânea): autor(es), título da parte seguido da expressão “In:”, autor(es) do livro, título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação, página(s) da parte referenciada:

VELHO, Otávio. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto. Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

4.3.3 Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.): autor(es), título do artigo, nome do periódico (em itálico), local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data.

CORREA, Mariza. O espartilho de minha avó: linhagens femininas na antropologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 3, n. 7, p. 70-96, out. 1997.

4.3.4 Artigo/matéria em jornal: autor(es), título do artigo, nome do jornal (em itálico), local, data, seção ou caderno, página (se não houver seção específica, a paginação precede a data):

TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13.
SOB as bombas. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003.

4.3.5 Trabalhos acadêmicos: referência completa seguida do tipo de documento, grau, vinculação acadêmica, local e data da defesa conforme folha de aprovação (se houver):

GIACOMAZZI, M. C. G. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social)–PPGAS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

4.3.6 Evento no todo: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora e data de publicação:

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos… Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.

4.3.7 Trabalho apresentado em evento: autor(es), título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:”, nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada:

STOCKLE, Verena. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos… Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33.

4.3.8 Documento em meio eletrônico: acrescenta-se à referência a descrição física do suporte (CD-ROM, disquete, etc.); para documentos consultados on-line, indica-se o endereço e a data de acesso (dia, mês e ano):

CEISAL – CONGRESO EUROPEO DE LATINOAMERICANISTAS, 3., 2002, Amsterdam. Cruzando fronteras en América Latina. Amsterdam: CEDLA: Radio Nederland Wereldomroep. 1 CD-ROM.
STEIL, Carlos Alberto. Peregrinação e turismo religioso: tendências e paradigmas de interpretação. Newsletter de la Asociación de Cientistas Sociales de la Religión en el Mercosur, Buenos Aires, n. 13, p. 1-5, jul. 2002. Disponível em:

4.4 Nos textos, evitar o uso de mais de uma fonte; usar inicial maiúscula somente quando imprescindível; os recursos tipográficos devem ser utilizados uniformemente:

a) itálico: para palavras estrangeiras, títulos (livros, eventos, etc.) e ênfase;
b) aspas duplas: citações diretas com menos de três linhas, citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque;
c) negrito e sublinhado: devem ser evitados.

5 Os autores de artigos e resenhas devem ser identificados, apresentando suas filiações institucionais e endereços completos para contato e e-mail.

6 Os artigos e resenhas devem ser enviados por e-mail para horizontes@ufrgs.br em arquivo no formato Rich Text (.rtf) ou Word (.doc), compatível com plataforma Windows.

7 Imagens que façam parte do artigo (figuras e gráficos inclusive) devem ser enviadas em separado, numeradas na seqüência em que aparecem, em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).

8 A publicação dos artigos será condicionada à aprovação da Comissão Editorial Executiva, considerando pareceres de consultores externos.

9 Os autores de artigos ou resenhas receberão 2 exemplares da revista na qual seus trabalhos forem publicados.

10 Para alargar a captação de colaborações Horizontes Antropológicos registrará na contracapa os temas dos próximos três números, acompanhados do(s) nome(s) do(s) respectivo(s) coordenador(es) e considerará a possibilidade de contemplar a organização de outros números com temas que venham a ser propostos por possíveis colaboradores.

Lieux

  • Avenida Bento Gonçalves, 9500 (UFRGS)
    Porto, Portugal

Dates

  • mercredi 31 août 2011

Contacts

  • Horizontes Antropológicos
    courriel : horizontes [at] ufrgs [dot] br

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Teoria antropológica », Appel à contribution, Calenda, Publié le mercredi 29 juin 2011, https://doi.org/10.58079/irr

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search