AccueilRevisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?

AccueilRevisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?

Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?

XIX Colóquio da secção portuguesa da AFIRSE

*  *  *

Publié le jeudi 08 septembre 2011

Résumé

A secção portuguesa da AFIRSE vai realizar o XIX colóquio em colaboração com o Instituto de educação da Universidade de Lisboa, a EDUCA e a Sociedade portuguesa de ciências de educação. "Revisitar os estudos curriculares" foi o tema escolhido para este evento, que terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2012, no Instituto de educação da Universidade de Lisboa.

Annonce

O XIX Colóquio Revisitar os Estudos Curriculares: Onde estamos e para onde vamos? irá realizar-se no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre os dias 2 e 4 de fevereiro de 2012.
A Secção Portuguesa da AFIRSE vai realizar o XIX Colóquio em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a EDUCA e a Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. "Revisitar os Estudos Curriculares" foi o tema escolhido para este evento, que terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2012, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.     

Apresentação

O curículo é um espaço público de tensão permanente, entre diferentes vozes, sobre o que a educação escolar ou escolarizada deve ser, sobre os trajectos que os estudantes deveriam fazer e sobre os que, de facto, fazem. Chegar a esta concepção significou um longo caminho que o advento e o desenvolvimento dos estudos curriculares ajudaram a trilhar ao longo do século XX. Mas qual é o efectivo contributo que hoje os estudos curriculares estão em posição de dar? Quais os paradigmas que actualmente se afrontam no plano científico, quais os seus fundamentos e a sua credibilidade? Como dialogam os estudos curriculares com as políticas e com as práticas que se desenvolvem diariamente em milhares ou milhões de salas de aulas? Que caminhos curriculares são aconselhados para promover uma educação pública de qualidade? Até que ponto os estudos curriculares são sensíveis à integração de problemáticas tão díspares como a heterogeneidade dos públicos escolares, a tensão entre o global e o local, a formação e o desenvolvimento profissional dos professores, e acima de tudo, os valores e níveis de conhecimento diferenciados que os diversos actores transportam?
Estas são apenas algumas questões incentivadoras de uma procura sempre inacabada, procura para a qual se pretende que o XIX Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da AIPELF/AFIRSE possa contribuir.
Os trabalhos incluirão a apresentação de conferências, mesas redondas e ateliês temáticos. Este encontro privilegiará a reflexão, o debate e a partilha de resultados de investigações e relatos de experiências desenvolvidas no terreno e submetidas a avaliação.
São destinatários todos os investigadores, professores, educadores e outros profissionais de educação e formação, e estudantes que se preparam para a investigação e intervenção nestes domínios.

Secções                                               

  • Epistemologia dos estudos curriculares: paradigmas e questões metodológicas
  • História e Filosofia do Currículo
  • Políticas educativas e curriculares
  • Currículo e formação de professores                               
  • Currículo e Didáctica(s)
  • Currículo e Avaliação  
  • Currículo: flexibilidade, contextualização e autonomia
  • Inovação curricular e tecnologias da informação e comunicação
  • O desenvolvimento curricular na educação pré-escolar  
  • O desenvolvimento curricular na educação
  • O desenvolvimento curricular no ensino secundário
  • O desenvolvimento curricular no ensino superior

Resumos e Comunicações

As comunicações deverão respeitar os temas previstos para o Colóquio.
Os resumos deverão ser submetidos online (http://afirse.ie.ul.pt), não devendo exceder os 2500 caracteres (com espaços) e com 3 a 5 palavras-chave.

Os resumos deverão ser enviados até ao dia 7 de Novembro de 2011.

A aceitação será comunicada até ao dia 15 de Dezembro de 2011.
Os textos das comunicações apresentadas deverão ser posteriormente enviados até 28 de Fevereiro de 2012. As comunicações não devem exceder os 30000 caracteres (com espaços).
Os resumos e os textos das comunicações devem ser submetidos online no site do colóquio.
                                      

Lieux

  • Alameda da Universidade (Instituto de Educação)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • lundi 07 novembre 2011

Fichiers attachés

Contacts

  • Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
    courriel : afirse [at] ie [dot] ul [dot] pt

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos? », Appel à contribution, Calenda, Publié le jeudi 08 septembre 2011, https://doi.org/10.58079/iyl

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search