AccueilDesafios antropológicos contemporâneos

AccueilDesafios antropológicos contemporâneos

Desafios antropológicos contemporâneos

28ª reunião brasileira de antropologia (RBA)

*  *  *

Publié le mercredi 19 octobre 2011

Résumé

Dia 8 de novembro de 2011 abre o período de inscrição de comunicações nos grupos de trabalho (GTs) para a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) que irá ter lugar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) de 2 a 5 de Julho de 2012. O prazo para submissão de propostas de comunicações termina a 26/01/2012.

Annonce

Apresentação

Sob a chancela Desafios Antropológicos, temos procurado estimular durante a nossa gestão (2011-2012) análises críticas e propositivas sobre os dilemas, desafios e perspectivas que permeiam os atuais processos de expansão e transformação da antropologia no Brasil. Visamos, assim, apresentar e problematizar não só as transformações e reconfigurações da antropologia como disciplina acadêmica per se, mas, também, as relações entre essas reconfigurações e as políticas científicas em voga, a formação de antropólogos e as demandas no mercado de trabalho e, ainda, a relação da pesquisa antropológica com a ação política.

Julgamos também de suma importância incitar reflexões críticas sobre a política da antropologia. Estamos contribuindo cada vez mais para a formulação de políticas públicas e propostas para a sociedade. Entretanto, confrontamos ainda o desafio de organizar e afirmar criticamente nossa produção intelectual com o intuito de expor a dimensão humana da ciência, da tecnologia e da inovação, inclusive no que concerne ao tipo de desenvolvimento que queremos para o Brasil. Uma outra dimensão desse desafio implica a necessidade de divulgarmos a nossa produção antropológica para audiências mais amplas.

Temos os aparatos necessários para cumprir esses desafios devido à grande capacidade da antropologia de se renovar como prática de pesquisa que apresenta potencial infinito de abrir novos horizontes para a produção de conhecimento. Por isso, por ocasião da abertura deste edital para apresentação de GTs e Mesas Redondas para a 28º RBA, convidamos a comunidade científica, associados e não associados da ABA, a juntarem-se a nós, para apresentarem suas reflexões criticas e propositivas sobre os desafios antropológicos contemporâneos a partir de vários ângulos e problemáticas, com base em pesquisas de pontas na intersecção de várias áreas de conhecimento.

Normas e procedimentos para propostas de Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, Simpósios Especiais e outras atividades

I - Regras Gerais

Poderão propor atividades de Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs) para compor a programação da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia todos os associados doutores efetivos ou correspondentes da ABA. Antropólogas e antropólogos estrangeiros que sejam comprovadamente associados a alguma associação de antropologia vinculada ao Conselho Mundial de Associações Antropológicas (World Council of Anthropological Associations- WCAA) também poderão coordenar Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs).

Todos os proponentes e participantes de atividades, sem exceções, deverão estar em dia com o pagamento da anuidade ao apresentarem suas propostas de Grupos de Trabalhos, Mesas Redondas ou outras atividades, para que o registro e a submissão das propostas no próprio site do evento possam ser efetuados e confirmados on line. Para informações sobre a regularização de situações de inadimplência ou instruções sobre formas de pagamento da(s) anuidade(s), acesse o site da ABA (www.abant.org.br) ou entre em contato com a secretaria da ABA pelo  telefone (61) 3307-3754.

O pagamento da taxa de inscrição no evento será obrigatório para todos aqueles que tiverem seus trabalhos aceitos, evitando a não inclusão na programação por falta de pagamento. O mesmo se aplica aos participantes não associados à ABA que forem convidados para compor Mesas Redondas ou outras atividades propostas, inclusive debatedores em Grupos de Trabalho, Mesas Redondas e Simpósios convidados pelos seus respectivos coordenadores, com exceção daqueles expressamente convidados pela diretoria em função de atividades especiais.

A ABA não garante financiamento integral de coordenadores e/ou participantes. Não serão financiados debatedores que sejam convidados pelos coordenadores de Grupos de Trabalho, Mesas Redondas ou Simpósios. Havendo disponibilidade de recursos, os participantes a serem financiados receberão ajuda de custo sob forma de diárias para aquisição de passagens aéreas e/ou pagamento de hospedagem, compatível com o custo médio da viagem e hospedagem, sendo priorizado o que for mais conveniente para a ABA. O financiamento é uma cortesia da ABA com a finalidade de fortalecer a qualidade de suas atividades, sendo concedido àqueles que contribuem com a organização das atividades e não um direito dos que vierem a receber alguma forma de apoio. Não será permitida transferência de qualquer apoio para outrem, exceto entre co-coordenadores de Grupos de Trabalhos, havendo disponibilidade de recursos e consideradas as prioridades estabelecidas neste documento.

A ABA, por meio da Comissão Organizadora, negociará tarifas aéreas e custos de hospedagem e alimentação, disponibilizando em seu site a indicação das companhias aéreas, transporte terrestre para traslado aeroportuário e hotéis com as respectivas tarifas e descontos, assim como de restaurantes que oferecerem descontos para os inscritos. Reserva-se ainda a prerrogativa de adquirir diretamente um ou mais destes serviços para disponibilizar aos financiados, observada a disponibilidade de recursos e itens de despesa destinados.
Quando, por conveniência da ABA, ocorrer o pagamento de passagem aérea, esta será restrita ao vôo direto do aeroporto de grande porte situado mais próximo à cidade de origem do financiado, não sendo custeados vôos regionais complementares e/ou outras formas de transporte até aquele aeroporto.

Não serão custeadas passagens internacionais para participantes ou coordenadores de Grupos de Trabalho, Mesas Redondas, Simpósios Especiais, membros da Diretoria e/ou Conselhos. A única exceção poderá ser para conferencistas convidados pela Diretoria/Comissão Organizadora.

No caso de pagamento de passagens áreas, uma vez que estas sejam emitidas em acordo com o viajante, qualquer mudança posterior que não decorra de necessidade da ABA e que acarrete custo adicional será de inteira responsabilidade do viajante.

Participantes e coordenadores de atividades que sejam detentores de bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq, Nível 1, não receberão recursos da ABA para pagamento de viagens de quaisquer tipos.

Todos os participantes com atividades de coordenação ou apresentação de trabalhos são estimulados a solicitar recursos de viagem às respectivas instituições em que atuam, bem como às Fundações de Pesquisa de seus estados, contando para tal com endosso da ABA, que poderá ser solicitado se julgado necessário.

II – Atividades

Todas as propostas de atividades serão submetidas em formulários on line que se encontram disponíveis no site www.28rba.abant.org.br, e deverão seguir as instruções e informações  solicitadas para o seu correto preenchimento para o aceite da submissão das propostas.

1) GT - Grupos de Trabalho

Os GTs serão propostos por dois associados doutores efetivos ou correspondentes da ABA, ou membro de uma Associação filiada ao WCAA, observadas as mesmas condições estabelecidas para Associados da ABA, que coordenarão as atividades. Os coordenadores deverão ser vinculados a instituições diversas, preferencialmente em diferentes unidades da Federação ou países.

Os GTs ocorrerão em no máximo 3 sessões, com 5 apresentações orais por sessão, totalizando 15 trabalhos no máximo, podendo, a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter debatedores incluídos na programação. Recomenda-se que os trabalhos selecionados pelos coordenadores procurem observar a diversidade institucional e regional das propostas submetidas.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta contendo: título; resumo com até 1500 caracteres com espaço, nome/instituição/e-mail do proponente e indicação do segundo coordenador.

2) MR - Mesas Redondas

As MRs serão propostas por um coordenador que seja associado doutor efetivo ou correspondente da ABA, ou membro de uma Associação filiada ao WCAA, observadas as mesmas condições estabelecidas para Associados da ABA.

Composição da atividade

As MRs serão compostas de três participantes e um coordenador, podendo, a critério dos coordenadores e, observadas as regras, ter um debatedor. Os integrantes deverão pertencer a instituições diversas, localizadas preferencialmente em diferentes unidades da federação.

Características da proposta

O coordenador cadastrará a proposta indicando: título da mesa redonda; resumo com até 1500 caracteres com espaço sobre o tema da mesa redonda; nome/instituição/e-mail de todos os participantes (inclusive eventual debatedor), que deverão também registrar os títulos e resumos com até 900 caracteres com espaço das suas respectivas exposições.

3) SE - Simpósios Especiais

Os SEs serão propostos exclusivamente por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Grupos de Trabalho permanentes da ABA.

Composição da atividade

Serão permitidas propostas de simpósios com até três sessões, coordenados por dois proponentes, e três participantes por cada sessão programada, podendo a critério dos coordenadores e observadas as regras, ter debatedores, que não poderão ser um dos participantes.

Características da proposta

Um dos coordenadores cadastrará a proposta contendo: título, resumo com até 1500 caracteres; nome/instituição/e-mail de todos os participantes, inclusive dos debatedores, quando houver. Os participantes convidados deverão também registrar os títulos e resumos com até 900 caracteres com espaço das suas exposições. 

4) CP - Concurso de Pôsteres – Prêmio Lévi-Strauss

Organizado pela  Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

5) Mini-Cursos e Oficinas

Os Mini-Cursos e Oficinas serão propostas por membros da Diretoria, Conselhos Diretor e Científico e por Coordenadores de Comissões e de Grupos de Trabalho permanentes da ABA, considerando as questões mais candentes no campo da Antropologia.

6) Conversa com autor

Atribuição da Diretoria.

7) Conferências

Atribuição da Diretoria.

8) Programação Audiovisual

Mostra Hipermídia e Sonora 28ª  RBA

Organizadas pelo GT de Antropologia Visual

9) Prêmio Pierre Verger

Mostra de vídeos etnográficos Pierre Verger e Exposição de ensaios fotográficos Pierre Verger.

Organizadas pelo GT de Antropologia Visual

10) Lançamento de livros

Atribuição da Diretoria.

11) Feira de livros

Atribuição da Diretoria.

12) Exposições

Atribuição da Diretoria.

13) Reuniões de Comissões e GTs da ABA

Atribuição da Diretoria.

14) Eleição de Diretoria e Conselhos Científico e Fiscal

Atribuição da Diretoria.

15) Assembléia Geral

Atribuição da Diretoria.

III – Prazos para Submissão de Propostas de Grupos de Trabalhos (GTs) e Mesas Redondas (MRs)

Período para submissão de propostas de atividades (GTs): 06/06/2011 a 15/09/2011
Período para submissão de propostas de atividades (MRs): 28/06/2011 a 15/09/2011
Divulgação das propostas selecionadas para compor a programação (GTs, MRs): 31/10/2011
Período de inscrição de comunicações nos GTs: 08/11/2011 a 26/01/2012
Divulgação das propostas selecionadas para GTs: 02/03/2012

Como enviar sua proposta

1. Leia atentamente as informações e características de cada atividade, verificando se possui os requisitos para propor determinada atividade.
2. Todas as propostas deverão ser submetidas on line por meio do site www.28rba.abant.org.br, de acordo com as instruções específicas contidas no menu "Inscrições". 
3. Todos os comunicados referentes ao aceite das propostas serão também divulgados por meio do site www.28rba.abant.org.br.

Datas importantes

Período para submissão de propostas de atividades (GTs): 06/06/2011 a 15/09/2011

Período para submissão de propostas de atividades (MRs): 28/06/2011 a 15/09/2011

Divulgação das propostas selecionadas para compor a programação (GTs, MRs): 31/10/2011

Período de inscrição de comunicações nos GTs: 08/11/2011 a 26/01/2012

Período de inscrição para os Prêmios Pierre Verger e Mostra de Hipermídia: 08/11/2011 a 26/01/2012

Divulgação das propostas selecionadas para GTs: 02/03/2012

Divulgação dos resultados para os Prêmios Pierre Verger (Vídeo e Ensaio Fotográfico): até 30/03/2012

Divulgação dos trabalhos selecionados para a Mostra de Hipermídia: até 02/03/2012

Inscrições de GTS:

O primeiro passo é efetuar seu CADASTRO no sistema, preenchendo o formulário de inscrição que está disponível no link abaixo. Uma vez concluído seu cadastro, todas as demais operações referentes à 28ª RBA devem ser realizadas na área restrita do site, a qual você acessa utilizando seu e-mail e senha nos campos disponíveis no canto superior direito do site.

Após o cadastro, você deve efetuar o login, com seu e-mail e senha. Uma vez na área interna, você deve seguir para o link "Gerenciar propostas de Grupos de Trabalho", seguindo então as instruções da tela. No momento da inscrição de sua proposta, o segundo coordenador e os debatedores (opcionais) já devem estar cadastrados no sistema e você deve ter em mãos seus códigos de inscrição, que serão solicitados no momento do cadastro da proposta.

a) Serão solicitados o título, um resumo com até 1500 caracteres com espaços e 5 palavras-chave;

b) Para efetuar a INDICAÇÃO DO SEGUNDO COORDENADOR E DEBATEDORES (ATÉ 3), é necessário solicitar que os indicados se cadastrem PREVIAMENTE no site da Reunião, preenchendo o formulário geral de inscrição no link abaixo. Todo cadastro gera um número de inscrição do participante. Esse número deve ser OBRIGATORIAMENTE informado na hora de indicar o segundo coordenador e os debatedores de seu GT. Este número pode ser obtido no e-mail que todo participante recebe após efetuar seu cadastro no sistema, ou na área restrita do site logo após o login com e-mail e senha (o número aparece no canto superior direito).

Inscriçõs de MRS:

O primeiro passo é efetuar seu CADASTRO no sistema, preenchendo o formulário de inscrição que está disponível no link abaixo. Uma vez concluído seu cadastro, todas as demais operações referentes à 28ª RBA devem ser realizadas na área restrita do site, a qual você acessa utilizando seu e-mail e senha nos campos disponíveis no canto superior direito do site.

Após o cadastro, você deve efetuar o login, com seu e-mail e senha. Uma vez na área interna, você deve seguir para o link "Gerenciar propostas para Mesas-Redondas", seguindo então as instruções da tela. No momento da inscrição de sua proposta, o debatedor (opcional) e os expositores (2 ou 3) já devem estar cadastrados no sistema (utilizando o mesmo link abaixo) e você deve ter em mãos seus códigos de inscrição, que serão solicitados no momento do cadastro da proposta.

a) Serão solicitados o título, um resumo com até 1500 caracteres, um texto (opcional) sobre a atualidade, justificativa e relevância do tema, com até 6000 caracteres, e os títulos e resumos (até 900 caracteres) de todos os expositores (2 ou 3);

b) Para efetuar a INDICAÇÃO DO DEBATEDOR E DOS EXPOSITORES, é necessário solicitar que os indicados se cadastrem PREVIAMENTE no site da Reunião, preenchendo o formulário geral de inscrição no link abaixo. Todo cadastro gera um número de inscrição do participante. Esse número deve ser OBRIGATORIAMENTE informado na hora de indicar o segundo coordenador e os debatedores de sua MR. Este número pode ser obtido no e-mail que todo participante recebe após efetuar seu cadastro no sistema, ou na área restrita do site logo após o login com e-mail e senha (o número aparece no canto superior direito).

Taxas de inscrição

Até 13/04/2012

Associados com a anuidade da ABA em dia

Efetivo(a)/Correspondente: R$150,00

Pós-Graduando(a): R$50,00

Aspirante: R$20,00

Não associados

Professores(as) e demais Profissionais: R$300,00

Alunos(as) de Pós- Graduação: R$150,00

Alunos(as) de Graduação: R$40,00

Regulamento para Mostra de Produção em Hipermídia e Etnografia Sonora 28ª RBA

Durante a realização da 28ª. Reunião Brasileira de Antropologia será realizada a Mostra Livre de Produções Hipermídia e de Etnografia Sonora. Os trabalhos devem ser enviados para os endereços postais específicos e a Comissão Organizadora se encarregará de selecioná-los. Trabalhos apresentados no formato de site de internet devem ter o link indicado na ficha de inscrição, devendo os mesmos estarem disponíveis para consulta a contar da data de preenchimento da inscrição, possuindo também referência no site da autoria e/ou instituição responsável mencionados na ficha de inscrição. O material deve ser inscrito através de preenchimento das informações da ficha de inscrição disponível no site do evento.

O critério geral adotado para a seleção do material será o das produções situadas em contextos de pesquisa antropológicas. Os trabalhos serão exibidos a partir da seleção e do cumprimento dos procedimentos de inscrição.

Comissão Organizadora: 

Rafael Victorino Devos - UFSC

Lisabete Coradini - UFRN

PODERÃO SER INSCRITOS:

a)  Produções hipermídia e etnografias sonoras produzidos a partir de janeiro de 2009; 

b) Trabalhos com a participação de pesquisadores, estudantes de graduação ou pós-graduação do campo das Ciências Sociais, ou sócios da ABA;

c)  produções hipermídia em formato DVD, HTML, CD-ROM, vídeo com hiperlinks, apresentação (Powerpoint, Flash, Shockwave); 

d) Etnografias sonoras em formato DVD ou CD; 

e) A inscrição do trabalho só será confirmada mediante a inscrição de, pelo menos, um participante na 28ª RBA;

PRAZOS

As inscrições estarão abertas durante o período de 08/11/2011 a 26/01/2012

Lieux

  • Brasil), Rua Monte Alegre, 984 Perdizes (PUC-SP)
    São Paulo, Brésil

Dates

  • jeudi 26 janvier 2012

Contacts

  • 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) ~
    courriel : 28rba [at] abant [dot] org [dot] br

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Desafios antropológicos contemporâneos », Appel à contribution, Calenda, Publié le mercredi 19 octobre 2011, https://doi.org/10.58079/jay

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search