AccueilImigração brasileira na Europa

AccueilImigração brasileira na Europa

Imigração brasileira na Europa

Brazilian immigration in Europe

*  *  *

Publié le vendredi 03 février 2012

Résumé

Chamada de trabalhos para o segundo seminário de estudos sobre imigração brasileira na Europa, a ser realizado no ISCTE-IUL, Lisboa (Portugal).

Annonce

II Seminário de estudos sobre imigração Brasileira na Europa

4-6 Junio, 2012 - ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa

As migrações internacionais são uma característica inerente às sociedades contemporâneas, no entanto os deslocamentos de pessoas entre Brasil e Europa são antigos, remontando a relação colônia-metrópole entre Brasil e Portugal. Porém essa antiguidade não se reflete em estagnação ou uniformidade. Se no momento inicial o Brasil era uma grande receptor de imigrantes vindos da Europa, entre outros lugares de origem, a partir de fins do século XX começa-se a perceber os primeiros sinais de mudança de sentido nos fluxos migratórios. A partir da década de 1980 , o Brasil começa a experimentar uma viragem emigratória que se afiançou ao longo do últimos anos do Século XX e primeiros do XXI. A Europa mostrou-se como um destino alternativo (aos  tradicionais Estados Unidos e Japão) para os brasileiros e brasileiras que desejavam imigrar e ao longo dos anos subsequentes essa tendência consolidou-se. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil,  estima-se que do total de 3.122.813 imigrantes brasileiros/as em todo o mundo, na Europa encontram-se aproximadamente 911.889, o que representa cerca de 29% desse total. Na atualidade, muito possivelmente, estamos perante uma nova viragem de inversão ou reversão dos fluxos, marcada pela atual crise internacional, ao mesmo tempo que Brasil aparece no cenário internacional como potência emergente.

Contudo, a “Europa” corresponde a um conjunto de 50 países, cada um com sua história, cultura, política, economia próprias. De maneira que não se pode considerar a experiência da população brasileira como homogênea em todos esses países. Os diferentes contextos em que essa população se insere, levará, obrigatoriamente, a diferentes trajetórias migratórias. Também é importante reconhecer, que sob a expressão “população brasileira” encontra-se uma diversidade de identidades e experiências marcadas por inúmeros vetores de diferenciação tais como: classe, raça, gênero e local de origem.

Assim, dando continuidade ao 1º Seminário de estudos sobre imigração Brasileira na Europa, realizado em 2010 em Barcelona, propomos conhecer, analisar e debater os mais recentes estudos desenvolvidos sobre esta realidade, com o intuito de contrastar e comparar as diferenças e semelhanças da trajetória e experiência da imigração Brasileira no Continente Europeu. Através do diálogo de diferentes campos de saberes e ação, almejamos, produzir conhecimento crítico, engajado, contextualizado acerca da realidade do/as imigrantes do Brasil na Europa. Mais ainda esperamos contribuir para a criação de ações e políticas migratórias que auxiliem em uma inserção digna, igualitária da comunidade brasileira no continente Europeu assim como também dar pistas para um melhor engajamento das políticas do Estado Brasileiro em relação com a sua diáspora.

Para tanto convidamos as pessoas que, através de atividades de investigação acadêmica, relacionam-se com as temáticas ligadas a imigração Brasileira na Europa  a enviarem suas contribuições.

Eixos Temáticos

  • Mercado de Trabalho: pretende-se, nesse eixo, discutir questões relacionadas com os processos e práticas de inserção e exclusão de imigrantes brasileiros/as no mercado de trabalho. Esperam-se contribuições relacionadas também com: mercados étnicos, empreendedorismo, desemprego.
  • Gênero: o objetivo desse eixo é discutir a intersecção entre a condição imigrante e as relações de gênero, especialmente no que afetam as mulheres: assimetrias, desigualdades, estereótipos, violências, emancipação, empoderamento, entre outras.
  • Sexualidades: pretende-se, nesse eixo, discutir questões relacionadas as sexualidades, identidades queer, discriminação e preconceito, emancipação, entre outras.
  • Espaço Urbano e diversidade: as relações que as comunidades imigrantes estabelecem com a cidade, bem como, as condições que as cidades oferecem aos imigrantes revelam muito acerca do processo de inclusão/exclusão, segregação/integração, entre outros, desses grupos na sociedade receptora. Passando pelos espaços de moradia, socialização etc., almeja-se debater acerca de como os/as imigrantes brasileiros/as relacionam-se com as cidades ondem se encontram.
  • Religião, Crenças e Cultos: discutir o papel da religião e das instituições religiosas na experiência migratória dos/as brasileiros/as no estrangeiro, discutindo-as, por exemplo, como espaços simultâneos de inclusão e exclusão, de reestabelecimento do sentido de comunidade, entre outros.
  • Retorno: No momento atual em que a Europa encontra-se em crise e o Brasil em pleno desenvolvimento econômico espera-se que esse movimento torne-se mais intenso. Porém, sabe-se também que para além dos motivos econômicos, existem tantos outros que justificam a opção de retorno: são essas as discussões que espera-se para esse eixo.
  • Participação e ação política: o principal objetivo aqui é refletir sobre as experiências de associativismos, participação e ação política empreendida pelas comunidades brasileiras na Europa. Alguma das perguntas que guiam esse eixo são: Quais os principais desafios para esse tipo de ação? Quais as principais reivindicações dessas associações? Que outras formas de participação política os/as imigrantes brasileiros/as têm utilizado?
  • Redes Sociais: A proposta desse eixo temático é debater sobre o  papel e a importância das redes sociais na consolidação de fluxos migratórios e na inserção dos/as imigrantes  brasileiros/as na sociedade receptora. Bem como,  discutir a relação entre as “novas tecnologias” e as redes.
  • Famílias, casamentos, novas conjugalidades: casamentos transnacionais e entre imigrantes de mesma origem nacional, famílias transnacionais, casamentos entre pessoas do mesmo sexo, famílias monoparentais, são também parte da experiência migratória. Busca-se nesse eixo discutir essas experiências, no que tange as comunidades brasileiras no estrangeiro.
  • Racismos e Discriminação: nos últimos anos demonstrações de xenofobia na Europa tem aumentado. Ao mesmo tempo tem-se o aumento da rigidez nas políticas migratórias de entrada e permanência nos países Europeus. E cada vez reforça-se o discurso das comunidades imigrantes como grupos problemáticos e de risco. Entende-se, portanto, a urgência de discutir as práticas de racismos e discriminações com as quais imigrantes brasileiros/as deparam-se cotidianamente, bem como, questões conceituais.
  • Mídia, Comunicação: objetiva-se debater sobre o papel da comunicação social (brasileira e internacional) na (des)construção do estereótipos da comunidade brasileira, bem como, perceber qual a visibilidade que a é dada as questões relativas a imigração brasileira.
  • Juventude e descendentes: pretende-se abordar as experiências de jovens que migraram de forma autônoma, bem como, daqueles que hoje são imigrantes, mas não o fizeram por escolha própria, mas sim devido aos pais e, ainda, aqueles que nasceram no país de destino da migração dos pais, o qual para eles pode ou não ser o seu país, em termos legais e identitários. Procura-se aqui dar visibilidade para a experiência migratória de jovens brasileiros/as no estrangeiro.
  • Práticas Culturais: pretende-se nesse eixo abarcar discussões em torno das identidades culturais, diversidade, integração e/ou diálogo intercultural, políticas culturais.
  • Saúde e práticas de saúde: pretende-se nesse eixo discutir como se dá o acesso da comunidade brasileira na Europa aos sistemas de saúde; quais os fatores que influenciam ou impedem a busca por esses serviços; como as diferentes práticas de saúde afetam a experiência cotidiana dos/imigrantes. 

Envio de Resumos 

Prazos

Prazo final para envio dos resumos: 30 de março

Resultado de aprovação dos resumos: 18 de Abril

Prazo final para envio dos trabalhos completos: 31 de Maio.

Cada autor/a pode enviar até duas contribuições

Enviar os resumos das contribuições para: resumoseminariobrasileuropa@gmail.com

Formato

Os resumos devem constar 500 palavras (Times New Roman 12, espaçamento 1,5) e incluir os seguintes elementos:

Tipo de contribuição

Título da Comunicação

Eixos Temáticos

Nome do autor

Email

Instituição a qual pertence

Resumo

palavras-chave

Necessidades técnicas: computador, projetor, caixa de som, etc.

As normas de publicação dos Trabalho Completo nas atas do evento, bem como as especificações do Poster, serão divulgadas posteriormente. Caso não hajam suficientes trabalhos para um eixo temático, far-se-á uma recolocação de acordo com a maior afinidade com outros trabalho. 

Tipo de contribuição

Poster
Comunicação oral

Idioma

São aceitos trabalhos em português, castelhano, inglês (Contudo não será possível disponibilizar nenhum tipo de tradução).

Para as comunicações orais serão disponibilizados de 15 minutos.

II Seminario de Estudios sobre la Inmigración Brasileña en Europa


4-6 Junio, 2012 - ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa

Dando continuidad al 1º Seminario de estudios sobre la inmigración brasileña en Europa, realizado en 2010 en Barcelona, proponemos conocer, analizar y debatir los recientes estudios desarrollados sobre esta realidad, con el fin de contrastar y comparar las diferencias y semejanzas de la trayectoria y experiencia de la inmigración brasileña en el continente europeo. A través del diálogo de diferentes campos de saberes y acción, nuestro objetivo es producir conocimiento crítico, comprometido y contextualizado sobre la realidad de los/as inmigrantes de Brasil en Europa. Además, esperamos contribuir a la creación de acciones y políticas migratorias que ayuden a una inserción digna e igualitaria de la comunidad brasileña en el continente europeo, así como proporcionar pistas para una mayor adecuación de las políticas del Estado Brasileño en relación con su diáspora. Por todo ello, invitamos a las personas que a través de actividades de investigación académica se relacionan con las cuestiones relacionadas con la inmigración brasileña en Europa a enviar sus contribuciones.

Áreas temáticas

  • Mercado de trabajo
  • Género
  • Sexualidades
  • Espacio urbano y diversidad
  • Religión, creencias y cultos
  • Retorno
  • Participación y acción política
  • Redes sociales
  • Familias, matrimonios y nuevas conyugalidades
  • Racismo y discriminación
  • Medios de comunicación
  • Juventud y descendientes
  • Prácticas culturales
  • Salud y prácticas de salud
En caso de que no haya suficientes trabajos en un área temática, se reubicarán de acuerdo con la mayor afinidad con otros trabajos.

Envío de comunicaciones


Enviar los resúmenes a: resumoseminariobrasileuropa@gmail.com

Serán aceptados trabajos en los idiomas portugués, español e inglés (aunque no será posible ofrecer ningún tipo de traducción)


Los resúmenes deben tener un máximo de 500 palabras (Times New Roman 12, a espacio 1,5) y deben incluir los siguientes elementos:

1.     Tipo de contribución (comunicación oral, poster)

2.     Título de la comunicación

3.     Área temática en la que se inscribe la propuesta

4.     Nombre completo del autor, afiliación institucional y e-mail

5.     Resumen y palabras-clave de la comunicación

6.     Necesidades técnicas: ordenador, proyector, altavoces, etc.

Calendario

Plazo final para el envío de los resúmenes: 30 de marzo

Comunicación de la resolución del comité científico: 18 de abril

Plazo final para el envío de los trabajos completos: 31 de mayo

Inscripción

La ficha de inscripción rellenada junto con el recibo de la transferencia bancaria deben enviarse al e-mail: seminariobrasileuropa2012@gmail.com

Valor de la inscripción

Hasta el 4 de Mayo:

Profesionales: 80 euros

Estudiantes: 60 euros

Del 5 de mayo al 1 de junio:

Profesionales: 100 euros

Estudiantes: 80 euros

Durante el evento

Profesionales: 120 euros

Estudiantes: 100 euros

Las informaciones sobre la forma de pago estarán disponibles en breve.

Comitê Científico

  • Antónia Pedroso Lima, ISCTE/IUL - Portugal
  • Ana Cristina Braga Martes, FGV/SP - Brasil
  • Beatriz Padilla, CIES - ISCTE/IUL-Portugal
  • Érika Masanet, CIES/IUL - Portugal
  • Gláucia de Oliveira Assis, UDESC - Brasil.
  • Hélion Póvoa, UFRJ - Brasil
  • João Peixoto, ISEG/UTL-Portugal
  • Jorge Malheiros, IGOT/UL- Portugal.
  • Leonardo Cavalcanti, UAB - Espanha
  • Olivia Sheringham, IMI - University of Oxford - Reino Unido
  • Sueli Siqueira, UVRD - Brasil
  • Sonia Pereira, IGOT/UL - Portugal.

II Seminar on Brazilian Immigration in Europe

June, 4th-6th 2012 - ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa.

The 2nd Seminar on Brazilian Immigration to Europe aims at continuing the debate started in 2010 in Barcelona. Therefore its main objectives are to analyze, disseminate and discuss more in depth the most recent research and findings about Brazilian Immigration in Europe. The idea behind this seminar is to compare and confront the differences and similarities among Brazilian immigrants trajectories and experiences in Europe. This is an interdisciplinary seminar that favors at dialogue among different knowledge fields to produce critical and engaged knowledge about the situation of Brazilian immigrants in different European contexts and societies. Moreover, we expect to contribute to create more adequate migratory policies for improving the incorporation the Brazilian community in Europe, as well as to assist, the Brazilian State to deal properly with their diaspora.  To do so, we invite you to send your contribution.                      

Thematic areas:

  • Labor Market
  • Gender
  • Sexualities
  • Urban Space and Diversity
  • Religion, Beliefs and worships
  • Returning
  • Participation and Political action
  • Social network
  • Families, marriages and new conjugality
  • Racism and discrimination
  • Media and Social Communication
  • Youth and descendants
  • Health and heath practices
If there are not enough papers on a thematic area, papers will be relocated according to their closer affinities.

Call for paper

Send abstracts to: resumoseminariobrasileuropa@gmail.com

Contributions are accepted in Portuguese Spanish, English (However NO translation will be offered)

Summaries should have a maximum of 500 words (Times New Roman 12) and include:

1. Type of contribution (oral communication, poster)

2. Title

3. Thematic area (axis) to which the proposal is ascribed

4. Full name, institutional affiliation and emails

5. Summary and keywords of the contribution

6. Technical requirements (projector, computer, etc.).

 

Schedule

Abstracts submission: March, 30th

Abstract approval results: April, 18th

Full paper submission: May, 31st

Registration

Fill the inscription form and send together with the bank transference receipt to the email:

seminariobrasileuropa2012@gmail.com

Payment

Early Birds: May, 4th

Professional: 80 euros

Students: 60

Late booking: May, 5th

Professional: 100 euros

Students: 80 euros

During the conference:

Professional: 120 euros

Students: 100 euros

Information regarding how to proceed to the payment will be given soon.

Lieux

  • Avenida das Forças Armadas, ISCTE-IUL
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • vendredi 30 mars 2012

Contacts

  • II Seminário de estudos sobre imigração brasileira na Europa
    courriel : seminariobrasileuropa2012 [at] gmail [dot] com

Source de l'information

  • Marie Pellen
    courriel : marie [dot] pellen [at] openedition [dot] org

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Imigração brasileira na Europa », Appel à contribution, Calenda, Publié le vendredi 03 février 2012, https://doi.org/10.58079/k5n

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search