AccueilPrémio Academia Lx

AccueilPrémio Academia Lx

*  *  *

Publié le mercredi 22 février 2012

Résumé

A Câmara Municipal de Lisboa lançou uma iniciativa para investigadores que apresentem as melhores respostas aos problemas de inovação, participação e sustentabilidade da cidade. O prémio pretende obter respostas a três áreas principais: a economia e inovação, a participação e governação e a sustentabilidade e tecnologias de informação. As candidaturas podem ser efetuadas até às 18h de 31 de Março de 2012.

Annonce

A Câmara Municipal de Lisboa lançou uma iniciativa para investigadores que apresentem as melhores respostas aos problemas de inovação, participação e sustentabilidade da cidade.

O prémio pretende obter respostas a três áreas principais: a economia e inovação, a participação e governação e a sustentabilidade e tecnologias de informação.

As candidaturas podem ser efetuadas até às 18h de 31 de Março de 2012.

Academia Lx tem por objectivo construir um novo quadro para parcerias estratégicas entre o Município e as Universidades para o desenvolvimento de investigação e estudos sobre temas e questões com relevância prática para a cidade de Lisboa.

Vamos trabalhar com as Universidades e os Centros de Investigação de Lisboa para promover o interesse de alunos de mestrado e doutoramento e investigadores pelas grandes questões e os grandes desafios que a vida da nossa cidade nos coloca.

Queremos que o conhecimento científico e a investigação se orientem, também, para dar respostas concretas a problemas concretos da vida da cidade de Lisboa. Os desafios são muitos e em muitas áreas, desde o ambiente, a cultura, a mobilidade ou a educação, até às questões de natureza estratégica, como os modelos de governação da cidade, ou questões de natureza operacional, associadas a modelos inovadores de gestão pública utilizados na estrutura administrativa municipal.

Lisboa necessita de novas parcerias. As parcerias com os centros de conhecimento e investigação são importantes para o Município, mas também para as Universidades e para os estudantes. Lisboa transforma-se, assim, um laboratório vivo no qual os investigadores podem desenvolver conhecimento aplicado a uma melhor qualidade de vida da cidade que também é sua.

Para promover a investigação e o desenvolvimento científico aplicado, vamos lançar o prémio Academia LX que tem por objecto reconhecer o melhor trabalho sobre Lisboa, aquele que contribua de modo inovador e relevante para dar resposta às grandes questões e desafios que uma cidade como Lisboa coloca.

O Prémio Academia Lx é uma iniciativa anual da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como objectivo seleccionar e premiar o projecto de investigação cientifica, com o objecto de trabalho orientado para a obtenção de respostas inovadoras aos problemas e desafios que se colocam à cidade de Lisboa.

Quem pode concorrer?

Estudantes que frequentem estabelecimentos de ensino superior da cidade de Lisboa, que tenham como objecto de investigação um tema definido anualmente, no âmbito da Academia LX.

Quais os temas a concurso para 2011/2012?

  • Lisboa, Cidade das pessoas
  • Lisboa, Cidade das oportunidades
  • Lisboa, Cidade sustentável
  • Lisboa, Cidade competitiva, inovadora e internacionalizada
  • Lisboa, Cidade dos cidadãos.

Como concorrer?

As candidaturas deverão ser enviadas, por e-mail para dmsi.diop@cm-lisboa.pt, ou em suporte de papel, para Departamento de Modernização e Sistemas de Informação/Divisão de Inovação Organizacional e Participação, Campo Grande, 25, 1ºB, 1749-099 Lisboa.

O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até às 18 horas do dia 31 de Março de 2012.

Quais os critérios de selecção?

  • Grau de inovação, originalidade e criatividade do trabalho de investigação (50%)
  • Grau de adequação do trabalho de investigação para a resolução dos desafios anunciados (50%).

Qual o prémio?

O valor será afixado anualmente, por deliberação de Câmara, entre o valor mínimo de 5000 euros e valor máximo de 10.000 euros.

Quando e onde serão divulgados os resultados?

No prazo máximo de 60 dias, após o termo de entrega das candidaturas, através do portal Lisboa Participa, www.lisboaparticipa.pt, sem prejuízo da notificação ao premiado.

A entrega do Prémio terá lugar em evento público em local e data a anunciar.

Documentos de Apoio:

Regulamento Geral da Academia LX
Deliberação dos temas para 2011/12
Formulário de Candidatura

Lieux

  • Lisbonne, Portugal

Dates

  • samedi 31 mars 2012

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Prémio Academia Lx », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le mercredi 22 février 2012, https://doi.org/10.58079/kak

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search