AccueilPrograma para a seleção de docentes temporários

AccueilPrograma para a seleção de docentes temporários

Programa para a seleção de docentes temporários

Cursos de graduação na Universidade Nacional de Timor-Leste

*  *  *

Publié le mercredi 19 octobre 2011

Résumé

A Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL), com sede em Díli, torna público o objetivo de contratar para o ano letivo de 2012, em regime temporário, docentes lusófonos interessados em atuar como Professores de Educação Superior, em cursos de Bacharelado e Licenciatura.

Annonce

Programa para a Seleção de Docentes Temporários para Atuação em Cursos de Graduação na UNTL – Timor-Leste

A Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL), com sede em Díli, torna público o objetivo de contratar para o ano letivo de 2012, em regime temporário, docentes lusófonos interessados em atuar como Professores de Educação Superior, em cursos de Bacharelado e Licenciatura. A atividade dos profissionais assim recrutados não inclui docência na Pós-Graduação e visa a cumprir objetivos traçados pela UNTL, entre os quais:

 

  • Difundir a língua portuguesa como veículo de ensino, por meio da ampliação do corpo docente lusófono e da paulatina capacitação dos seus quadros no referido idioma;

 

  • Apoiar a formulação e implementação de novas diretrizes curriculares.

Em atenção a esse propósito, a UNTL estabeleceu convênio com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com sede em São Paulo, para apoio a todas as fases do processo seletivo e preparação dos recrutados.

Por meio do presente edital, a UNTL e a UPM vem estabelecer as normas relativas à referida seleção.

VAGAS OFERECIDAS

Serão selecionados 49 (quarenta e nove) docentes, distribuídos nas vagas informadas no Anexo I, para lecionar no mínimo 3 (três) disciplinas por semana, por 2 (dois) semestres, em curso de Graduação da UNTL. A permanência em Timor-Leste será de 10 (dez) meses, de fevereiro a novembro de 2012 (com recesso em julho).

REQUISITOS PARA CANDIDATURA

Poderão participar docentes com Mestrado e/ou Doutorado, titulados em programas de Pós-graduação stricto-sensu devidamente reconhecidos pela CAPES, com, preferencialmente, dois anos de experiência docente comprovada na área a que se candidatar. Espera-se do candidato:

 

  • engajamento, interesse, respeito pela riqueza multicultural e linguística do espaço timorense;
  • disposição para lecionar 3 disciplinas por semana, por 2 semestres, aos alunos do 1º Ano, dos cursos de Licenciatura da UNTL;
  • participação efetiva na preparação do material acadêmico e na revisão dos Programas de Estudos dos respectivos cursos;
  • capacidade de lidar com situações desafiadoras e de adaptar-se a realidades distintas nos diversos âmbitos da vida sociocultural timorense;
  • compromisso com o incentivo e a prática da Língua Portuguesa como veículo de cultura e de desenvolvimento científico e tecnológico em Timor-Leste.

ATRIBUIÇÕES DOS DOCENTES

 

  • Estar atento à data prevista para o início das atividades em Timor-Leste, conforme assinalado neste Edital, devendo ter disponibilidade para o deslocamento àquele país a partir da primeira quinzena de janeiro de 2012.

  • A todos os docentes caberá atuar com responsabilidade, disciplina, iniciativa, assiduidade, comprometimento, respeito à hierarquia da UNTL e cordialidade com os demais docentes e população em geral.

  • Estudar previamente a matriz curricular do curso em que atuará, delineando, ainda no Brasil, com supervisão da equipe da UPM, passos básicos para o desempenho das suas atividades docentes. Inclui-se aqui pesquisa bibliográfica.

  • Participar de maneira efetiva da preparação do material acadêmico e da revisão dos Programas de Estudos dos respectivos cursos;

  • Tomar, por sua responsabilidade, as providências quanto às vacinas que são recomendadas; emissão de passaporte; e aquisição de eventuais vistos de trânsito, bem como outras providências pessoais para o cumprimento da atividade em Timor-Leste.
  • Na eventualidade de ocorrência de revogação da concessão da docência, motivada por ação ou omissão dolosa ou culposa, o bolsista deverá ressarcir a UNTL de todo o investimento feito, conforme prevê o Contrato a ser celebrado.

BENEFÍCIOS QUE INTEGRAM A ATIVIDADE DOCENTE

Serão custeados integralmente pela UNTL:

 

  • Mensalidade no valor de US$ 3.500, paga exclusivamente nos meses de efetiva permanência no território timorense;
  • Passagem aérea de ida e volta, partindo de São Paulo ou de outra capital de país lusófono.

SELEÇÃO

A seleção será realizada em 4 (quatro) etapas, conforme descrito a seguir:

1ª Etapa: Análise, por área técnica da UPM, da documentação enviada.

2ª Etapa: A Coordenação do processo, representada pela UPM, deverá realizar, com o apoio da UNTL, uma pré-seleção de até 70 (setenta) candidaturas com base na carta de interesse e currículos dos candidatos inscritos.

3ª Etapa: A partir da pré-seleção dos 70 (setenta) candidatos, a Coordenação Acadêmica do programa deverá realizar a seleção dos 49 (quarenta e nove) candidatos com base em Plano de Trabalho e entrevista, adicionados às informações anteriormente enviadas.

4ª Etapa: Os candidatos selecionados na 3ª Etapa obrigatoriamente deverão participar de curso preparatório antes do início das atividades.

CALENDÁRIO

Até 16 de outubro de 2011 – Divulgação e entrega da documentação (inscrição);

De 17 a 21 de outubro de 2011: 1ª Etapa de Seleção;

De 22 a 24 de outubro de 2011: 2ª Etapa de Seleção;


De 25 a 28 de outubro de 2011: Divulgação do resultado da 2ª Etapa e convocação para entrevistas;

De 31 de outubro a 11 de novembro de 2011: Realização das entrevistas e entrega do Plano de Trabalho;

Em 18 de novembro de 2011: Divulgação do resultado da 3ª Etapa;

De dezembro de 2011 a janeiro de 2012: 4ª Etapa: Curso Preparatório para os docentes escolhidos para atuação na UNTL.

PRIMEIRA ETAPA E SEGUNDA ETAPA

Período das inscrições: até 16 de outubro de 2011.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, pelo e-mail timor.dex@mackenzie.br, com envio completo e individual da documentação relacionada a seguir, em uma única mensagem:

 

  • Formulário de inscrição (Anexo II deste edital). Favor imprimir, assinar, escanear e enviar formulário assinado, em formato .pdf.
  • Currículo na Plataforma Lattes (se brasileiro) ou similar (apenas se estrangeiro, e caso não tenha Currículo Lattes), salvo em arquivo .pdf.
  • Comprovante(s) de tempo de docência (sugere-se scan de documento comprobatório e envio em formato .pdf).
  • Carta de interesse e motivação, dirigida à equipe de seleção, com o seguinte tema: “Perspectiva de atuar como docente de expressão em língua portuguesa em espaço multicultural e de diversidade linguística, e em ambiente com as especificidades de Timor-Leste”. A carta deverá ter, no mínimo, 1.400 caracteres com espaços e, no máximo, 2.100 caracteres com espaços. Não é necessário incluir assinatura digital (fonte Arial 11, espaço simples). Salvar em formato .doc, .docx ou .rtf.

IMPORTANTE: o e-mail deverá ter por ASSUNTO, apenas, o nome completo do candidato.

A inscrição no processo seletivo implicará o conhecimento e a aceitação definitiva das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais o proponente não poderá alegar desconhecimento ou discordância.
As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do proponente, reservando-se à parceria UNTL-UPM o direito de excluí-lo da seleção se a documentação requerida for apresentada com dados parciais, incorretos ou inconsistentes em qualquer fase, ou ainda fora dos prazos determinados, bem como se constatado posteriormente serem aquelas informações inverídicas.

TERCEIRA ETAPA

Os 70 (setenta) candidatos pré-selecionados na 2ª Etapa serão convocados, por e-mail no endereço indicado na inscrição e por aviso disponível no site da UPM, para a entrega de Plano de Trabalho e agendamento de entrevista, em data e horário a ser estipulado pela Coordenação na mensagem ao candidato.

O Plano de Trabalho deverá conter uma síntese da proposta pedagógica do candidato, com base na área de formação acadêmica e/ou atuação, com no máximo 4.200 caracteres com espaços, numa perspectiva interdisciplinar, a partir da grade atual dos Cursos da UNTL.


A entrevista será feita pela Coordenação Acadêmica da UPM, de acordo com o estabelecido pela UNTL. Candidatos que residam fora da Região Metropolitana de São Paulo poderão ser entrevistados por meio eletrônico, cabendo ao candidato garantir condições de acesso nos termos a serem estipulados no e-mail de convocação.

Em no máximo 24 (vinte e quatro) horas do envio da informação sobre seu horário de entrevista, o candidato poderá pedir para lhe ser oferecido horário alternativo, uma única vez.

Implicará desqualificação automática do candidato o não-atendimento à convocação nos prazos estipulados, a indisponibilidade no segundo horário que lhe puder ser alocada, ou não-comparecimento.

A divulgação do resultado da 3ª Etapa se dará por meio de correspondência dirigida ao candidato, enviada para o seu endereço eletrônico indicado na inscrição, e da publicação da relação nominal dos aprovados nos sites da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNTL.

QUARTA ETAPA

O curso preparatório é considerado uma etapa da seleção. Seu oferecimento baseia-se na reflexão sobre experiências docentes anteriores em Timor-Leste e tem por objetivo melhor preparar o candidato para o contexto específico em que desempenhará suas atividades. Seu conteúdo será centrado em questões culturais, condições de vida e particularidades do processo de ensino-aprendizagem em Timor-Leste, respeitado o conhecimento de cada selecionado em sua área específica, bem como sua capacidade de preparação autônoma de planos de aula.

O não-cumprimento ou a ausência em mais de 25% (vinte e cinco por cento) das aulas implica desclassificação do candidato.

10 (dez) dias antes de seu início, o candidato receberá material preparatório. No primeiro dia do curso, o candidato será submetido a verificação de leitura do referido material.

O curso será oferecido em dois locais: no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP, em dezembro de 2011, para brasileiros aprovados nas etapas anteriores; e na Universidade Nacional de Timor-Leste, em Díli, em janeiro de 2012, exclusivamente para o caso de selecionados não-brasileiros.

Cabe ao candidato o custeio integral das despesas com acomodação e transporte que se façam necessárias para a participação no curso.

A divulgação do resultado final se dará por meio de correspondência dirigida ao candidato, enviada para o seu endereço eletrônico indicado na inscrição, e da publicação da relação nominal dos aprovados nos sites da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNTL.

RESULTADO FINAL

Os candidatos aprovados na entrevista que não forem convocados de imediato para integrar o grupo de docentes, ou que não puderam participar do curso, comporão lista de reserva em ordem de classificação por área.

CASOS OMISSOS E DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Eventuais situações não contempladas neste Edital serão decididas conjuntamente pela Coordenação Acadêmica da UPM e da UNTL, mediante consulta dirigida, exclusivamente por e-mail, no endereço abaixo, que também poderá ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas e obtenção de mais informações: timor.dex@mackenzie.br

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para contagem de prazos, será considerado o horário de Brasília.

Os selecionados de acordo com o presente Edital declaram estar cientes das normas e condições do programa.

O contrato de trabalho é de responsabilidade integral da Universidade Nacional de Timor-Leste − UNTL, pelo que não cabe nenhuma responsabilidade dessa contratação à Universidade Presbiteriana Mackenzie, responsável, tão-somente pela seleção e capacitação dos docentes.

Caso o candidato possua outro vínculo empregatício, é de sua responsabilidade as providências para suspensão ou manutenção do contrato de trabalho, com ou sem vencimentos.

Em Timor-Leste, será obedecido o calendário oficial de feriados daquele país.

Lieux

  • UNTL - Av. Cidade de Lisboa
    Dili, Timor-Leste

Dates

  • dimanche 16 octobre 2011

Contacts

  • Universidade Nacional de Timor-Leste
    courriel : timor [dot] dex [at] mackenzie [dot] br

URLS de référence

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Programa para a seleção de docentes temporários », Bourse, prix et emploi, Calenda, Publié le mercredi 19 octobre 2011, https://doi.org/10.58079/jbg

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search