AccueilBioética e diplomacia da saúde

AccueilBioética e diplomacia da saúde

*  *  *

Publié le mardi 06 mars 2012

Résumé

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), através da Comissão Editorial da Manguinhos, periódico da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, receberá artigos para volume cuja publicação está programada para o primeiro semestre de 2013. Este número trará o dossiê temático: Bioética e Diplomacia em Saúde.

Annonce

História, Ciências, Saúde – Manguinhos publica artigos, ensaios, resenhas e notas de pesquisa inéditos, reproduz documentos e imagens de valor histórico, edita debates e entrevistas e veicula resumos de dissertações e teses.

Os textos submetidos para publicação nas seções Análise, Depoimento, Imagens, Fontes e Notas de Pesquisa são avaliados por membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc.

O editor reserva-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o estilo do autor e o conteúdo original.

SEÇÕES

Análise - Textos analíticos ou ensaísticos resultantes de estudos e pesquisas concernentes a temas de interesse para História, Ciências, Saúde – Manguinhos (até nove mil palavras).

Depoimentos - Entrevistas com pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para o conhecimento da história das ciências ou da saúde (até seis mil palavras).

Imagens - Ensaios elaborados por meio de imagens, fotografias, gravuras, desenhos etc. em preto e branco ou em cores, acompanhadas, se necessário, de legendas e texto introdutório (até oito páginas de imagens e cinco mil palavras).

Fontes - Destina-se à divulgação de acervos ou seus componentes que tenham relevância para a pesquisa sobre a história das ciências ou da saúde; documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; obras raras, coleções científicas, bibliotecas e arquivos descritos, analisados e/ou parcialmente reproduzidos em fac-símiles (até cinco mil palavras).

Debate - Temas históricos ou da atualidade propostos pelos editores ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista por escrito ou ao vivo. No primeiro caso, os colaboradores podem sugerir temas e participantes, responsabilizando-se a editoria pela interação deles e pela edição do texto final. O debate ao vivo, quando não for organizado pela revista, pode ser submetido em forma de fita gravada ou já transcrita e parcialmente editada, cabendo a edição final aos editores da revista (até seis mil palavras).

Nota de Pesquisa - Relato preliminar, mais curto e incipiente do que um artigo, enfatizando hipóteses, progressos e dificuldades de pesquisas em andamento, comentando fontes, métodos e técnicas utilizados e desdobramentos antevistos (até três mil palavras).

Livros & Redes - Resenhas e análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, bem como matérias relativas a redes e bancos de dados informatizados (até duas mil palavras). 

Cartas - Comentários e críticas a artigos ou a qualquer texto publicado em números anteriores da revista, ou opiniões sobre assuntos de interesse dos leitores (até mil palavras).

(No programa Word for Windows, a contagem de palavras do texto digitado faz-se por consulta ao menu Arquivo/Propriedades.)

Apresentação dos originais

História, Ciências, Saúde – Manguinhos aceita colaborações em português, espanhol e inglês e francês para todas as seções. Os originais devem ser digitados em programas compatíveis com ambiente Windows. Devem ser acompanhados de uma folha de rosto em que constem título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões) a que pertence(m), por extenso, endereço(s) completo(s), inclusive e-mail.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples e não por itálico ou negrito (bold). Apenas citações, transcrições ou epígrafes em língua estrangeira devem constar em itálico.

Ilustrações – Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos em geral devem ser apresentados em páginas separadas. Imagens digitalizadas podem ser enviadas por e-mail com as seguintes especificações: resolução de 600 dpi em tamanho natural e salvas em arquivos JPEG. Imagens em preto e brando devem ser escaneadas em tons de cinza; imagens coloridas, em RGB. Tabelas devem vir em arquivos Word; gráficos e planilhas devem vir, preferencialmente, em arquivos no programa Excel. Podem ser remetidos por e-mail ou gravados em CD-rom. Imagens não podem ser anexadas em arquivos do programa Word, pois a resolução não tem a qualidade necessária para impressão em off-set. Fotografias em preto e branco podem ser enviadas com cópia de, no mínimo, 9 x 12cm. Se forem coloridas, convém remeter o cromo (slide), porque o resultado na impressão é de melhor qualidade. Todas as imagens devem vir acompanhadas de legendas, com a devida numeração.

Resumo – Os artigos devem vir acompanhados de resumo na língua principal com, no mínimo, cem palavras e, no máximo, 130. A versão para o inglês é de responsabilidade da revista.

Palavras-chaves – Os autores devem apresentar de três a cinco palavras-chaves, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho.

Nomenclatura – Devem ser observadas cuidadosamente as regras de nomenclatura zoológica e botânica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

Notas de rodapé – Devem ser numeradas, sucintas e usadas só quando estritamente necessário. O conteúdo das notas deve ser digitado ao final do texto; pede-se não utilizar o mecanismo automático do Word para inserção de notas.

Títulos – Os títulos de livros, artigos, teses etc., em qualquer idioma, devem trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra, a não ser em caso de nomes próprios. Se a obra tiver subtítulo, este é separado do título por dois pontos.

Citações – As menções a autores no correr do texto devem subordinar-se à forma (sobrenome do autor, data) ou (sobrenome do autor, data, página), como nos exemplos: (Rios, 1962) ou (Rios, 1962, p.13). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser diferenciados, nas citações e nas referências bibliográficas, adicionando-se uma letra depois da data: (Sevcenko, 1964a), (Sevcenko, 1964b). No caso de referências bibliográficas com até três autores, os sobrenomes de todos eles aparecem: (Sevcenko, Ferreira, 1993), (Sevcenko, Rios, Ferreira, 1997). Quando a referência for alusiva a trabalho produzido por mais de três autores, o sobrenome do primeiro será seguido da expressão et al. (Ferreira et al., 1985). As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Obras do mesmo autor devem constar em ordem decrescente da data de publicação, ou seja, do trabalho mais recente para o mais antigo. Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades etc.

Exemplos:

LIVRO
Santos, Wanderley Guilherme. Cidadania e justiça. Rio de Janeiro: Campus. 1979.

ARTIGO DE PERIÓDICO
Orenstein, Luiz. Do mal ao bem coletivo: jogos de tempo e a possibilidade de cooperação. Dados, Rio de Janeiro, v.36, n.1, p.93-115. 1993.

ARTIGO DE COLETÂNEA
Glick, Thomas F. The Rockefeller Foundation and the emergence of genetics in Brazil,
1943-1960. In: Cueto, Marcos (Org.). Missionaries of science: the Rockefeller Foundation and Latin America. Indianapolis: Indiana University Press, p.149-164. 1994.

TESE ACADÊMICA
Andrade, Vera Lúcia Gomes de. A hanseníase no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz, Rio de Janeiro. 1992.

Organizadores do número temático Bioética e diplomacia da saúde:

  • José Paranaguá de Santana (Nethis)
  • Carlos Henrique Paiva Asunción (Nethis / Historia y el Centro de Salud / COC-Fiocruz)
  • Thiago Rocha da Cuna (Nethis)
  • Alejandra Carrillo Roa (Nethis)
  • Susana Damasceno (Nethis)
As submissões devem ser encaminhadas aos seguintes e-mails: cpaiva@coc.fiocruz.br ou chapaiva@gmail.com.

Catégories

Lieux

  • Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz
    Rio de Janeiro, Brésil

Dates

  • jeudi 31 mai 2012

Contacts

  • Carlos Paiva
    courriel : cpaiva [at] coc [dot] fiocruz [dot] br

Source de l'information

  • Marta Maia
    courriel : martamaia72 [at] yahoo [dot] fr

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Bioética e diplomacia da saúde », Appel à contribution, Calenda, Publié le mardi 06 mars 2012, https://doi.org/10.58079/keh

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search