AccueilColloquium on BDSM and fetishism

AccueilColloquium on BDSM and fetishism

Colóquio sobre BDSM e fetichismo

Colloquium on BDSM and fetishism

*  *  *

Publié le mardi 22 mai 2012

Résumé

Este encontro científico tem como objectivo analisar e questionar a patologização dos comportamentos BDSM e fetichistas. Assim, apresenta um programa que integra representantes de diferentes áreas do saber, com diversas experiências de investigação e/ou de intervenção clínica, que irão debater este tema de forma séria, sem preconceitos e tendo em conta o estado actual do desenvolvimento científico e social.

Annonce

Colóquio sobre BDSM e fetichismo

No próximo dia 31 de Maio, na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, terá lugar um colóquio sobre BDSM e fetichismo promovido pela ConSenSual e com organização científica de Alexandra Oliveira da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação).
Este encontro tem como objectivo analisar e questionar a patologização dos comportamentos BDSM e fetichistas. Assim, apresenta um programa que integra representantes de diferentes áreas do saber, com diversas experiências de investigação e/ou de intervenção clínica, que irão expor as suas perspectivas sobre estes comportamentos a que as ciências psico-médicas têm chamado “parafilias”.
Numa altura em que, a nível internacional, investigadores, profissionais de saúde, decisores políticos e activistas sociais reclamam a normalização de comportamentos que têm sido encarados como desvios psicopatológicos, vamos fazer esse debate em Portugal. Discutir estas questões, de forma científica e séria, contribuirá para a sua visibilidade e desmistificação.

Programa

18.30h – Abertura do colóquio por um representante da ConSenSual

Coordenação e comentário final:

  • Alexandra Oliveira (psicóloga e professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)

Oradores:

  • António Fernando Cascais (professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa): "O desejo é desejo do desejo do outro"
  • Ana Matos Pires (psiquiatra no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e assistente convidada na Universidade do Algarve): "«Patologização» de comportamentos, uma menos valia clínica”
  • Rui Henriques (psicólogo clínico/sexólogo e investigador na Universidade Lusófona): "Pain is so close to pleasure"
  • Nuno Pinto (psicólogo e investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa): "A (des)patologização da diversidade sexual"
20 h – Encerramento

- Entrada livre -

Lieux

  • Rua da Fábrica de Material de Guerra, nº1, (Fábrica do Braço de Prata)
    Lisbonne, Portugal

Dates

  • jeudi 31 mai 2012

Mots-clés

  • bdsm, fetichismo, parafilias, psicopatologização, psicologia, sexologia, psiquiatria

Contacts

  • Alexandra Oliveira
    courriel : alexandramsol [at] gmail [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Alexandra Oliveira
    courriel : alexandramsol [at] gmail [dot] com

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Colloquium on BDSM and fetishism », Informations diverses, Calenda, Publié le mardi 22 mai 2012, https://doi.org/10.58079/l1x

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search